Como sanitizar alimentos e higienizar a cozinha em tempos de pandemia?

CABEÇALHO-BLOG-2.jpg

Covid-19. O que muda na limpeza das cozinhas e dos alimentos?

 Que a limpeza e a higienização de alimentos em todos os ambientes é assunto recorrente e importantíssimo, todo nós sabemos.

Porém, sobre a higienização dos alimentos e das cozinhas profissionais, especificamente em relação ao coronavírus, temos que intensificar ainda mais esta ação.

Baseados em informações da Organização Mundial da Saúde, trazemos dois esclarecimentos da Anvisa: 

 –  Não há nenhuma evidência de que o vírus seja transmitido pelo alimento.

  – Esse grupo de vírus não resiste ao calor do cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda seguir as práticas de higiene de sempre, vamos então, falar um pouco sobre elas:

 

Sanitização de Frutas, Verduras e Legumes

Cenário atual

Devemos redobrar a atenção em todos os nossos hábitos de higiene e limpeza, sendo assim:

Ter atenção especial à desinfecção de produtos vindos de mercados e sanitização dos alimentos (e de tudo que se refere ao consumo), mesmo antes da ingestão, pois você pode tocar numa superfície ou embalagem contaminada e, ao levar a mão à boca, contaminar-se.

Uma informação importante sobre a resistência do vírus:

Ele sobrevive mais tempo em superfícies lisas, como plástico, aço inox e vidro e menos tempo em superfícies porosas como: papelão e cascas dos alimentos. Por isso, utilize sempre produtos regulamentos na Anvisa e faça a higienização correta.

Produtos e procedimentos para desinfecção

  1. Prefira comprar alimentos a granel, fora da embalagem.
  2. Higienize as embalagens de plásticos e vidros que entrarem na sua casa.
  3. Os produtos de higiene e limpeza recomendados são: Facilita Água Sanitária ou Facilita Álcool Líquido 70°

Utilize um desses produtos pronto uso acima: coloque no borrifador, pulverize sobre as embalagens, em seguida passe um papel toalha ou flanela umedecida com água para retirar o excesso residual, seque e guarde no local de costume.

PROKitchen Sanitizante para frutas, legumes e verduras

Possui alta concentração de cloro ativo e não agride os alimentos.

Promove a sanitização e higienização de hortifrutícolas (frutas, verduras e legumes) de maneira rápida e segura.

Eficácia comprovada na eliminação de microrganismos.

 

 

 

Alimentos crus, inteiros e com cascas

Exemplos: tomate, morango, uva, maçã, etc.

  1. Se ingerir o alimento cru e com casca, precisa lavar e higienizar com o Sanitizante ProKitchen seguindo a diluição indicada: 1 grama do produto dissolvido em 1 litro de água, deixe agir por 5 minutos e em seguida lave em água corrente. Após este processo, os alimentos estarão liberados para consumo.
  2. Se comer cozido, deve lavar antes (não precisa ser com sanitizante) para tirar os resíduos de sujeira. A temperatura de cozimento elimina vírus, bactérias e microrganismos no geral. Exemplos de verduras e legumes que podem ser cozidos: batata, repolho, abobrinha, cenoura, couve, beterraba.
  3. Se tirar a casca para comer, não precisa lavar.

Exemplo de alimentos que se tiram cascas: banana, laranja, melão. Mas se vai guardar o alimento, principalmente os que vão para geladeira, recomendamos fazer a sanitização.

Sanitização de folhas

Exemplo de folhas: alface, rúcula, espinafre e etc

  1. Destaque as folhas.
  2. Em uma tigela prepare a solução de 1 grama do Prokitchen Sanitizante de Frutas, Verduras e Legumes em 1 litro de água.
  3. Transfira as folhas para essa tigela e deixe imerso na solução.
  4. Aguarde o tempo indicado de 5 a 10 minutos, em seguida, tire as folhas da tigela (assim as sujeirinhas ficam na água).
  5. Enxágue bem em água corrente, seque e guarde em um pote ou saco bem fechado se não for consumir.-

Processo de higienização especial para repolho e acelga: em vez de lavar todo o maço, descarte as duas folhas mais externas. Como as folhas são muito grudadas, é melhor lavar depois de cortado e antes de usar. Se for cozinhar, corte e lave apenas com água.

Se for preparar salada: corte o maço, pegue uma tigela, prepare a solução do Prokitchen Sanitizante, colocando 01 grama do produto em 1 litro de água na tigela, deixe agir por 5 a 10 minutos, depois lave com água e prepare sua salada.

Verduras e legumes

Exemplos de legumes: cenoura, beterraba, brócolis, etc.

  1. Com uma escovinha para legumes e uma tigela, leve os legumes para o processo de sanitização.
  2. Esfregue os legumes com a escovinha para retirada das sujeiras nas cascas, em seguida coloque 1 litro de água na tigela, pegue 1 grama do Prokitchen Sanitizante e dissolva na água.
  3. Deixe os legumes de molho pelo tempo de 5 minutos na solução.
  4. Tire os legumes da tigela, enxágue bem, seque e guarde, ou leve direto para tempero e consumo.

Processo especial para brócolis, couve-flor, salsinha, alho-poró e demais ervas: se lavar o maço inteiro antes de usar, eles estragam mais rápido, então, lave apenas o que for usar. Corte o maço e lave os floretes. Se fizer questão de lavar tudo assim que chegar do mercado: então corte, lave e congele se for de costume.

Sanitização de frutas

Exemplos de Frutas: melão, melancia inteira, abacaxi, laranja, mamão, manga, limão, mexerica, abacate e maracujá.

  1. Prepare uma solução de 1 grama do Prokitchen Sanitizante em 1 litro de água dentro de uma tigela ou vasilha.
  2. Coloque as frutas no recipiente com a solução preparada e aguarde o tempo de 5 minutos.
  3. Tire as frutas da tigela, enxágue bem, seque e guarde na geladeira ou no local de costume.

Caso especial – Banana: Com as bananas ainda na penca (para ficar mais fácil, corte a penca em porções), lave com a mesma solução de sanitizante, enxágue e guarde.

Higienização de ovos

O Produto Facilita Detergente Lava-louças além de remover gorduras, limpar e dar brilho às louças e utensílios, pode ser utilizado para a higienização de produtos como ovos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Retire-os da embalagem do supermercado e transfira para um porta-ovos, tigela ou pote.
  • Lave os ovos com Facilita Detergente Lava- Louças, em seguida enxágue na água corrente.
  • Guarde-os nas prateleiras da geladeira – quanto menos oscilação de temperatura, melhor.

Limpeza da Cozinha

Cuidados com as esponjas

Após cada lavagem,  retire qualquer resto de alimento da esponja, lave-a com o Facilita Detergente Lava-Louças Neutro, enxágue e retire bem a água.

E lembre-se de trocar a esponja regularmente.

 

 

Pia e bancada de trabalho

Lave com Facilita Água Sanitária pronto uso (você deve separar uma esponja só para isso).

E quando as compras do supermercado ou da feira chegarem, arrume tudo e depois lave as superfícies de trabalho com o Facilita Detergente Lava Louças, em seguida enxágue e seque.

Higienização periódica de facas, tábuas e demais utensílios

Modo de uso:

Pelo menos a cada 15 dias, prepare uma solução com Facilita Água Sanitária + água (200 ml do produto em 5 litros de água), coloque de molho os utensílios na solução, deixe imersos por 10 a 15 minutos. Depois lave com Facilita Detergente Lava-Louças, enxágue e deixe secar bem antes de guardar.

Se a tábua for de madeira ou MDF, depois de seca, você pode aplicar uma camada de óleo mineral e deixar secar novamente para evitar rachaduras.

Espátulas, colheres, pinças de madeira também devem passar pelo mesmo processo.

 

 

Atenção ao celular

É inevitável o uso do celular na cozinha, seja para ver a receita, para contar o tempo, tirar foto e postar. Mas ele é um foco de possível contaminação, portanto:

  • Mantenha seu celular sempre limpo. Siga as recomendações do fabricante – alguns modelos mais novos podem ser lavados.
  • Outros, podem ser higienizados com Facilita Álcool Líquido 70° com auxílio de uma flanela limpa e macia.
  • Não passe álcool gel sem antes consultar as indicações do fabricante! O álcool gel tem água e emolientes que podem danificar e parte vitrificada do aparelho.

Não custa lembrar: LAVE BEM AS MÃOS

O processo de higienização das mãos precisa ter, no mínimo, 1 minuto. Menos que isso é considerado ineficaz.

Além disso, também existe um método próprio:

– O cozinheiro começa usando o  All Clean Sabonete Líquido Antisséptico Clorexidina, a partir do antebraço, lavando de cima para baixo, em direção às mãos. Isso é feito dos dois lados.

– Na sequência, une-se as mãos, palma com palma, entrelaçando os dedos. Faz-se movimentos para que os dedos se esfreguem uns nos outros, assim como a palma das mãos.

– Depois lave-se as costas da mão, encostando e esfregando uma na outra. Por último, use-se o polegar para esfregar a palma das mãos, fazendo movimentos circulares.

A higienização é finalizada com o uso de papel-toalha, que além de secar as mãos, também deve servir para fechar a torneira.

Esse processo deve ser feito sempre, antes e depois do manuseio dos alimentos, depois de usar o banheiro, de assoar, de tossir, de apertar as mãos de outras pessoas e, claro, depois de retirar o lixo.

O All Clean Sabonete Antisséptico Clorexidina, é um sabonete líquido para assepsia das mãos, com eficácia comprovada contra microrganismos encontrados na pele, com ação residual prolongada. Formulado com o ativo Clorexidina, tem eficiente ação frente as bactérias Escherichia (E.Coli), Pseudomonas Aeruginosa, Salmonella Choleraesuis, Staphylococcus Aereus, e um amplo espectro de atuação contra uma vasta gama de microrganismos, incluindo bactérias gram-positivas e gram-negativas. Formulado com tensoativos e emolientes com propriedades hidratantes e pH balanceado.

Especialmente recomendado para locais como cozinhas profissionais e industriais, restaurantes, restaurantes em hospitais e clínicas, confeitarias, cantinas, bares e lanchonetes.

Em caso de dúvidas sobre o segmento de Food Service, consulte nossas plataformas digitais ou visite a Cidade AudaxCo!

 

Instagram


Notice: Undefined property: stdClass::$error_message in /app/wp-content/plugins/organic-food/organic-food.php on line 4313

Telefones

Matriz: (19) 3515-5000
SP: (11) 3014-0307
RJ: (21) 3512-0715

Filial Recife
(81) 3372-1779
(81) 3372-4034
(81) 3487-0388
(81) 99185-4979
(81) 99257-1848
(81) 99183-0430

Localização

Matriz
Rua José Ferragut, 03 – Capela
Vinhedo – SP – CEP: 13285-742

Filial Recife
Rua da Linha, 3573 – Mirueira
Paulista – PE – CEP: 53405-640

AudaxGo Logística
Rod. Eng Miguel Melhado, 51
KM 78 da Via Anhanguera
Vinhedo – SP – CEP: 13288-003