
Covid-19. O que muda na limpeza das cozinhas e dos alimentos?
Que a limpeza e a higienização de alimentos em todos os ambientes é assunto recorrente e importantíssimo, todo nós sabemos.
Porém, sobre a higienização dos alimentos e das cozinhas profissionais, especificamente em relação ao coronavírus, temos que intensificar ainda mais esta ação.
Baseados em informações da Organização Mundial da Saúde, trazemos dois esclarecimentos da Anvisa:
– Não há nenhuma evidência de que o vírus seja transmitido pelo alimento.
– Esse grupo de vírus não resiste ao calor do cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda seguir as práticas de higiene de sempre, vamos então, falar um pouco sobre elas:
Sanitização de Frutas, Verduras e Legumes
Cenário atual
Devemos redobrar a atenção em todos os nossos hábitos de higiene e limpeza, sendo assim:
Ter atenção especial à desinfecção de produtos vindos de mercados e sanitização dos alimentos (e de tudo que se refere ao consumo), mesmo antes da ingestão, pois você pode tocar numa superfície ou embalagem contaminada e, ao levar a mão à boca, contaminar-se.
Uma informação importante sobre a resistência do vírus:
Ele sobrevive mais tempo em superfícies lisas, como plástico, aço inox e vidro e menos tempo em superfícies porosas como: papelão e cascas dos alimentos. Por isso, utilize sempre produtos regulamentos na Anvisa e faça a higienização correta.
Produtos e procedimentos para desinfecção
- Prefira comprar alimentos a granel, fora da embalagem.
- Higienize as embalagens de plásticos e vidros que entrarem na sua casa.
- Os produtos de higiene e limpeza recomendados são: Facilita Água Sanitária ou Facilita Álcool Líquido 70°
Utilize um desses produtos pronto uso acima: coloque no borrifador, pulverize sobre as embalagens, em seguida passe um papel toalha ou flanela umedecida com água para retirar o excesso residual, seque e guarde no local de costume.
PROKitchen – Sanitizante para frutas, legumes e verduras
Possui alta concentração de cloro ativo e não agride os alimentos.
Promove a sanitização e higienização de hortifrutícolas (frutas, verduras e legumes) de maneira rápida e segura.
Eficácia comprovada na eliminação de microrganismos.
Alimentos crus, inteiros e com cascas
Exemplos: tomate, morango, uva, maçã, etc.
- Se ingerir o alimento cru e com casca, precisa lavar e higienizar com o Sanitizante ProKitchen seguindo a diluição indicada: 1 grama do produto dissolvido em 1 litro de água, deixe agir por 5 minutos e em seguida lave em água corrente. Após este processo, os alimentos estarão liberados para consumo.
- Se comer cozido, deve lavar antes (não precisa ser com sanitizante) para tirar os resíduos de sujeira. A temperatura de cozimento elimina vírus, bactérias e microrganismos no geral. Exemplos de verduras e legumes que podem ser cozidos: batata, repolho, abobrinha, cenoura, couve, beterraba.
- Se tirar a casca para comer, não precisa lavar.
Exemplo de alimentos que se tiram cascas: banana, laranja, melão. Mas se vai guardar o alimento, principalmente os que vão para geladeira, recomendamos fazer a sanitização.
Sanitização de folhas
Exemplo de folhas: alface, rúcula, espinafre e etc
- Destaque as folhas.
- Em uma tigela prepare a solução de 1 grama do Prokitchen Sanitizante de Frutas, Verduras e Legumes em 1 litro de água.
- Transfira as folhas para essa tigela e deixe imerso na solução.
- Aguarde o tempo indicado de 5 a 10 minutos, em seguida, tire as folhas da tigela (assim as sujeirinhas ficam na água).
- Enxágue bem em água corrente, seque e guarde em um pote ou saco bem fechado se não for consumir.-
Processo de higienização especial para repolho e acelga: em vez de lavar todo o maço, descarte as duas folhas mais externas. Como as folhas são muito grudadas, é melhor lavar depois de cortado e antes de usar. Se for cozinhar, corte e lave apenas com água.
Se for preparar salada: corte o maço, pegue uma tigela, prepare a solução do Prokitchen Sanitizante, colocando 01 grama do produto em 1 litro de água na tigela, deixe agir por 5 a 10 minutos, depois lave com água e prepare sua salada.
Verduras e legumes
Exemplos de legumes: cenoura, beterraba, brócolis, etc.
- Com uma escovinha para legumes e uma tigela, leve os legumes para o processo de sanitização.
- Esfregue os legumes com a escovinha para retirada das sujeiras nas cascas, em seguida coloque 1 litro de água na tigela, pegue 1 grama do Prokitchen Sanitizante e dissolva na água.
- Deixe os legumes de molho pelo tempo de 5 minutos na solução.
- Tire os legumes da tigela, enxágue bem, seque e guarde, ou leve direto para tempero e consumo.
Processo especial para brócolis, couve-flor, salsinha, alho-poró e demais ervas: se lavar o maço inteiro antes de usar, eles estragam mais rápido, então, lave apenas o que for usar. Corte o maço e lave os floretes. Se fizer questão de lavar tudo assim que chegar do mercado: então corte, lave e congele se for de costume.
Sanitização de frutas
Exemplos de Frutas: melão, melancia inteira, abacaxi, laranja, mamão, manga, limão, mexerica, abacate e maracujá.
- Prepare uma solução de 1 grama do Prokitchen Sanitizante em 1 litro de água dentro de uma tigela ou vasilha.
- Coloque as frutas no recipiente com a solução preparada e aguarde o tempo de 5 minutos.
- Tire as frutas da tigela, enxágue bem, seque e guarde na geladeira ou no local de costume.
Caso especial – Banana: Com as bananas ainda na penca (para ficar mais fácil, corte a penca em porções), lave com a mesma solução de sanitizante, enxágue e guarde.
Higienização de ovos
O Produto Facilita Detergente Lava-louças além de remover gorduras, limpar e dar brilho às louças e utensílios, pode ser utilizado para a higienização de produtos como ovos, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Retire-os da embalagem do supermercado e transfira para um porta-ovos, tigela ou pote.
- Lave os ovos com Facilita Detergente Lava- Louças, em seguida enxágue na água corrente.
- Guarde-os nas prateleiras da geladeira – quanto menos oscilação de temperatura, melhor.
Limpeza da Cozinha
Cuidados com as esponjas
Após cada lavagem, retire qualquer resto de alimento da esponja, lave-a com o Facilita Detergente Lava-Louças Neutro, enxágue e retire bem a água.
E lembre-se de trocar a esponja regularmente.
Pia e bancada de trabalho
Lave com Facilita Água Sanitária pronto uso (você deve separar uma esponja só para isso).
E quando as compras do supermercado ou da feira chegarem, arrume tudo e depois lave as superfícies de trabalho com o Facilita Detergente Lava Louças, em seguida enxágue e seque.
Higienização periódica de facas, tábuas e demais utensílios
Modo de uso:
Pelo menos a cada 15 dias, prepare uma solução com Facilita Água Sanitária + água (200 ml do produto em 5 litros de água), coloque de molho os utensílios na solução, deixe imersos por 10 a 15 minutos. Depois lave com Facilita Detergente Lava-Louças, enxágue e deixe secar bem antes de guardar.
Se a tábua for de madeira ou MDF, depois de seca, você pode aplicar uma camada de óleo mineral e deixar secar novamente para evitar rachaduras.
Espátulas, colheres, pinças de madeira também devem passar pelo mesmo processo.
Atenção ao celular
É inevitável o uso do celular na cozinha, seja para ver a receita, para contar o tempo, tirar foto e postar. Mas ele é um foco de possível contaminação, portanto:
- Mantenha seu celular sempre limpo. Siga as recomendações do fabricante – alguns modelos mais novos podem ser lavados.
- Outros, podem ser higienizados com Facilita Álcool Líquido 70° com auxílio de uma flanela limpa e macia.
- Não passe álcool gel sem antes consultar as indicações do fabricante! O álcool gel tem água e emolientes que podem danificar e parte vitrificada do aparelho.
Não custa lembrar: LAVE BEM AS MÃOS
O processo de higienização das mãos precisa ter, no mínimo, 1 minuto. Menos que isso é considerado ineficaz.
Além disso, também existe um método próprio:
– O cozinheiro começa usando o All Clean Sabonete Líquido Antisséptico Clorexidina, a partir do antebraço, lavando de cima para baixo, em direção às mãos. Isso é feito dos dois lados.
– Na sequência, une-se as mãos, palma com palma, entrelaçando os dedos. Faz-se movimentos para que os dedos se esfreguem uns nos outros, assim como a palma das mãos.
– Depois lave-se as costas da mão, encostando e esfregando uma na outra. Por último, use-se o polegar para esfregar a palma das mãos, fazendo movimentos circulares.
A higienização é finalizada com o uso de papel-toalha, que além de secar as mãos, também deve servir para fechar a torneira.
Esse processo deve ser feito sempre, antes e depois do manuseio dos alimentos, depois de usar o banheiro, de assoar, de tossir, de apertar as mãos de outras pessoas e, claro, depois de retirar o lixo.
O All Clean Sabonete Antisséptico Clorexidina, é um sabonete líquido para assepsia das mãos, com eficácia comprovada contra microrganismos encontrados na pele, com ação residual prolongada. Formulado com o ativo Clorexidina, tem eficiente ação frente as bactérias Escherichia (E.Coli), Pseudomonas Aeruginosa, Salmonella Choleraesuis, Staphylococcus Aereus, e um amplo espectro de atuação contra uma vasta gama de microrganismos, incluindo bactérias gram-positivas e gram-negativas. Formulado com tensoativos e emolientes com propriedades hidratantes e pH balanceado.
Especialmente recomendado para locais como cozinhas profissionais e industriais, restaurantes, restaurantes em hospitais e clínicas, confeitarias, cantinas, bares e lanchonetes.
Em caso de dúvidas sobre o segmento de Food Service, consulte nossas plataformas digitais ou visite a Cidade AudaxCo!