Há muito tempo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica a Higienização das Mãos como a maneira mais eficaz no combate à doenças evitáveis.
Hoje, 5 de maio, é o Dia Mundial de Higienização das Mãos, data instituída pela própria OMS. Nos últimos tempos, a prática ganhou força com campanhas e alertas em mídia, reforçando essa necessidade, também no combate à Covid-19.
A prática, antes bastante enfatizada no ambiente hospitalar, agora se estende à toda população, porém, não basta só utilizar o álcool, existe uma técnica para higienizar as mãos com álcool gel e água e sabão. Passar só o álcool na mão não é o suficiente. A pessoa tem que friccionar nos movimentos corretos indicados pela OMS.
No ambiente hospitalar, há cinco oportunidades para a higienização das mãos recomendadas pela OMS: antes de tocar o paciente; antes de fazer qualquer técnica asséptica no paciente; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente; e após tocar superfícies próximas ao paciente.
Ambientes como o quarto de pacientes infectados trazem riscos e é necessário proteger tanto o paciente, quanto o profissional e o próximo paciente a quem ele for atender.
Pandemia
Higienizar as mãos é a prevenção mais barata e efetiva que temos contra a covid-19, além do uso da máscara.
Fora do ambiente hospitalar, a pessoa deve higienizar as mãos antes e depois de tocar qualquer coisa. É importante não só higienizar as mãos, como tudo que elas tocam: corrimãos, maçanetas, telefones, mouses, etc.
Na rua
O álcool gel facilitou a vida das pessoas que estão na rua e nos transportes públicos, porque é o método mais fácil e rápido de higienização. O procedimento correto de aplicação do álcool gel leva de 20 a 30 segundos, até o álcool secar. Já a técnica de higienização das mãos com água e sabão leva de 40 a 60 segundos. O álcool gel ganhou força, por ser mais fácil e prático seu uso em qualquer ambiente.
De qualquer forma, estando em qualquer ambiente ou na rua, o ideal é manter as mãos sempre limpas, evitar o contato com o rosto, manter as superfícies desinfetadas e higienizadas e levar sempre consigo um frasco de álcool em gel.
Conheça o All Clean Álcool Gel 70° indicado para assepsia das mãos, é um excelente bactericida. Especialmente recomendado para ambientes como cozinhas industriais, hospitais, comércio, escolas, indústrias alimentícias, clínicas, pet shops e consultórios.