Álcoois e suas Funções

Imagem7-1280x720.png

Qual o Melhor Álcool para Limpeza?

Muitos segmentos como restaurantes, bares, lanchonetes, áreas de assistência à saúde, áreas de ensino, empresas e até mesmo em casa utilizam o álcool na limpeza, com isso, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre álcoois e suas funções. Então vem as perguntas:

Mas será que é certo utilizar qualquer álcool e em qualquer superfície?

E qual álcool utilizar?  Vamos esclarecer estas, e outras dúvidas.

O tipo de álcool correto para a limpeza com ação de desinfecção deve ser o álcool líquido 70°.

E porque o álcool 70° é mais eficaz como bactericida entre os demais álcoois?

Na área da saúde, “álcool” refere-se a dois compostos químicos solúveis em água – álcool etílico 70° (etanol) e álcool isopropílico 99° (absoluto) – que têm características diferentes em função de suas concentrações.

Em contrapartida, muitos perguntam: “Mas se o álcool 92°, 99° é mais forte, porque somente o álcool 70° tem ação de desinfecção?

Vamos entender melhor?

A Diferença entre Álcoois Líquidos 70° e 92,8°

O álcool líquido 70° possui 70% de álcool puro + 30% de água, ou seja, tem concentração exata para o efeito de eliminação dos microrganismos nocivos aos seres humanos.

Esta concentração retarda a volatilização do álcool permitindo maior tempo de contato com o microrganismo, tendo a ação de penetrar no DNA/ RNA da membrana, causar a desnaturação das proteínas, a destruição e por fim, a desinfecção.

 

 

 

O álcool líquido 92,8° é utilizado como veículo em formulações cosméticas e como limpador geral para assistência à saúde.

Devido sua alta concentração de 96% de álcool puro e 4% de água, sua volatização é muito rápida e em contato com as superfícies, NÃO causa a desnaturação das proteínas do microrganismo nem sua destruição, não tendo então a ação de desinfecção.

 

 

 

Características do Álcool Líquido 70°

1º: O álcool destrói a membrana celular externa por desidratação, afinal o álcool é higroscópico e hidrofílico.

2º: As moléculas de álcool penetram no citoplasma e, como resultado, precipitam as proteínas devido à desnaturação.

3º: Causa coagulação de enzimas responsáveis por atividades celulares essenciais. Quando se utiliza o álcool (etanol) 92,8 ou 99,6 para desinfecção, ocorre uma coagulação extremamente rápida, não havendo penetração no interior da célula, essa atuação ineficaz, ocorre devido à rápida volatilização do etanol nessa concentração.

 

 

 

 

 

 

Álcool Gel para das Mãos e Álcool Líquido para Superfícies Qual a Diferença?

Tipos de Álcoois

Álcool Hidratado

Os álcoois 92,8°, 95°, 99,6° de pureza são altamente inflamáveis. Os outros percentuais da solução incluem água e ativos em suas composições que causam amargura se houver contato com a boca, para evitar que as pessoas bebam o produto. Estes álcoois com as estas graduações não são indicados para a desinfecção de superfícies, somente limpeza, pois evaporam rapidamente pela pouca quantidade de água, não penetrando na célula dos microrganismos para matá-los, somente efetuando a limpeza leve de superfícies.

Álcool Anidro

Com 100° de pureza, esse álcool de uso industrial e é fogo na certa. Não deve ser utilizado para limpeza, já que evapora instantaneamente.

Álcool Gel

São considerados produtos de Grau II sendo registrados como antissépticos na categoria de cosméticos, com

finalidade de higienização das mãos, pois em sua composição além de conter álcool 70%, contém emolientes que causam hidratação a pele, se quaisquer outros tipos de danos como queimadura ou ressecamento.

All Clean Álcool Higienizador de Mãos

O álcool 70° é o tipo mais indicado para a prevenção do vírus. Lembre-se que o álcool para as mãos é diferente do álcool para a limpeza. A versão em gel 70° para as mãos possui hidratante em sua composição, o que evita o ressecamento e queimaduras, que o líquido pode causar. A correta higienização das mãos é, comprovadamente, a medida mais eficaz na prevenção de doenças e infecções.

All Clean Gel Higienizador de Mãos, é um produto balanceado que, além de higienizar, não resseca as mãos. Tem em  sua formulação extrato natural de Aloe Vera. De secagem rápida, e indicado para assepsia das mãos, é um excelente bactericida. Especialmente recomendado para ambientes como  cozinhas industriais, hospitais, comércio, escolas, indústrias alimentícias, clínicas, pet shops e consultórios.

Facilita Álcool Líquido 46°, Gel 46,2° e Gel 65°

Para Limpeza de Superfícies

O tipos de álcoois para limpeza são: 46° líquido, 46° gel, 65° gel, 92,8° líquido, que têm função para limpeza das superfícies, sem poder desinfecção. Os limpadores à base de álcool, são utilizados para limpeza doméstica em geral, de fácil aplicação e sem agressão à superfícies.

Indicado para superfícies laváveis em geral. Ideal para limpeza de vitrines, espelhos, vidros, pisos, fórmicas, azulejos, bancadas de mármore, equipamentos e utensílios.

Facilita Álcool Líquido 92,8°

Para Limpeza de Superfícies

O álcool 92,8° somente é vendido para uso profissional, este não se encontra em gôndolas de supermercados.

Desenvolvido para limpeza profissional, pode ser utilizado como limpador geral.

Com secagem rápida, sua finalidade é para uma limpeza sem resíduos ou manchas.

 

 

 

Facilita Álcool Líquido Bactericida 70°

Para Desinfecção de Superfícies

Com 70° de pureza na fórmula, a queima é menos intensa e a evaporação é mais lenta, tornando esse tipo de álcool mais eficiente para desinfetar.

Utilizado para limpeza profissional na desinfecção de ambientes como: hospitais, clínicas, farmácias, consultórios, postos de assistência à Saúde e residências.

Tem comprovada eficiência contra microrganismos, como: Staphylococcus aureus, Salmonella, Pseudomonas aeruginosa e o Coronavírus.

Indicado para uso em todos os ambientes e superfícies que necessitam de desinfecção rápida.

 

 

Quando Evitar o Uso do Álcool Líquido na Limpeza?

           O álcool não deve ser usado nos seguintes materiais, sob risco de danos:

  •             Fórmica;
  •             Borracha;
  •             Acrílico;
  •            Superfície de aparelhos eletrônicos

            (verifique indicação do fabricante)

 

 

 

Como Utilizar os Álcoois para Limpeza de Superfícies?

Em superfícies como: tecidos, estofados, espelhos, vidros, pia e eletrodomésticos, dentre outros, o álcool líquido 70° não oferece tantos danos e pode ser utilizado como agente desinfetante, porém com cautela. As orientações para esses casos são:

  • Leia a embalagem antes da utilização e verifique os locais em que o produto pode ser aplicado.
  • Faça pequenos testes no objeto em questão, já que o álcool líquido pode manchar facilmente certos tipos de materiais.
  • O álcool líquido evapora rapidamente e não deixa resíduos na superfície. O ideal é aplicá-lo com um pano umedecido ou borrifando sobre a  superfície e ser limpa.
  • Para usar em tecidos, como roupas, sofás e teto do carro, utilize um borrifador.
  • Armazene o frasco em uma área bem ventilada para evitar incêndios e longe do alcance de crianças.

Veja o vídeo abaixo e saiba qual o Álcool ideal para a assepsia e combate ao Covid-19

Telefones

Matriz: (19) 3515-5000
SP: (11) 3014-0307
RJ: (21) 3512-0715

Filial Recife
(81) 3372-1779
(81) 3372-4034
(81) 3487-0388
(81) 99185-4979
(81) 99257-1848
(81) 99183-0430

Localização

Matriz
Rua José Ferragut, 03 – Capela
Vinhedo – SP – CEP: 13285-742

Filial Recife
Rua da Linha, 3573 – Mirueira
Paulista – PE – CEP: 53405-640

AudaxGo Logística
Rod. Eng Miguel Melhado, 51
KM 78 da Via Anhanguera
Vinhedo – SP – CEP: 13288-003