Em tempos de pandemia, a higienização de consultórios, clínicas e de qualquer ambiente de saúde é uma questão de extrema importância e deve ser feita com a máxima atenção, utilizando produtos específicos e na medida correta, respeitando cada etapa. Qualquer descuido pode gerar uma má impressão para o local e pior ainda, prejuízos para a saúde dos pacientes. Abaixo, mencionamos 10 super dicas para manter a higienização do seu estabelecimento em ordem:
10 dicas rápidas para a higienização de Clínicas e Consultórios
Ambientes de atendimento à saúde são estabelecimentos onde a limpeza e a higienização devem estar impecáveis. Em tempos de pandemia, estes locais devem receber atenção redobrada, pois são propícios para contaminações. Elencamos abaixo 10 dicas simples para manter a saúde dos pacientes e do quadro de funcionários:
- Diferencie a limpeza da higienização:
A limpeza é a primeira parte do processo, removendo poeiras, restos de alimentos e a sujeira visível. Já a higienização, que também podemos chamar de desinfecção, vem depois, com produtos específicos.
- O ambiente físico conta!
Parede brancas, lisas, de materiais resistentes e fáceis de lavar são mais adequadas. O mesmo vale para o chão, com pisos laváveis e pouco porosos. O ambiente deve ser bem iluminado e ventilado e recomenda-se deixar as janelas abertas para circulação do ar.
- Área de atendimento ao paciente
Deve dispor de pia para higienização das mãos, com sabonete líquido. Recomendamos o All Clean Sabonete Antiséptico.
All Clean Sabonete Antisséptico
Assepsia e limpeza das mãos para ambientes que exigem higienização eficiente. Possui 0,1% de triclosan em sua formulação, agente antisséptico efetivo contra bactérias e fungos.
- Sanitários
Devem dispor de vaso sanitário, lavatório, toalhas de papel, sabão líquido e lixeira com tampa e pedal. A limpeza deve ser feita periodicamente.
- Disponibilidade de álcool gel
O álcool gel deve estar disposto e à vista de todos, em todos os locais possíveis. Todos devem ter acesso, principalmente na recepção do local. Recomentamos o All Clean Álcool Gel 70°
Produto balanceado que, além de higienizar, não resseca as mãos. Tem em sua formulação extrato natural de Aloe Vera. Secagem rápida. Indicado para assepsia das mãos, é um excelente bactericida. Especialmente recomendado para ambientes como cozinhas industriais, hospitais, comércio, escolas, indústrias alimentícias, clínicas, pet shops e consultórios.
- Tapete Sanitizante
O tapete sanitizante é essencial para que as impurezas da rua não sejam levadas para dentro do ambiente. Recomenda-se o uso do Assert HC 200, pois é altamente bactericida e não mancha tecidos.
- Não efetuar varredura a seco
Para não levantar partículas recomenda-se que a varredura seja feita com um pano úmido ou mop.
- Desinfete constantemente áreas de alto contato
Maçanetas, corrimãos e balcão de atendimento devem ser constantemente limpos com Facilita Álcool 70°, a ação bactericida elimina os microrganismos e garantem assepsia.
Utilizado para limpeza profissional na desinfecção de ambientes como: hospitais, clínicas, farmácias, consultórios e postos de assistência à saúde. Tem comprovada eficiência contra bactérias como: Staphylococcus aureus, Salmonella e Pseudomonas aeruginosa. Indicado para uso hospitalar: assistência à saúde, limpeza e desinfecção de superfícies, clínicas odontológicas, farmácias, pisos, azulejos, fórmicas e vidros.
- Coleta do lixo
A coleta do lixo dos consultórios médicos deverá ser realizada separada do lixo comum.
- Atenção aos produtos químicos utilizados
Todos os desinfetantes e antissépticos usados devem ter a chancela do Ministério da Saúde e regulamentados pela Anvisa.
Certifique-se que os rótulos estejam legíveis e com informações claras de origem do produto.
Quer saber mais sobre Limpeza de Clínicas e Consultórios e quais os produtos corretos para a assepsia destes locais? CLIQUE AQUI e baixe nosso e-book gratuito