Uma casa limpa e bem cuidada reflete a imagem das pessoas que vivem nela. Mas como elaborar um cronograma para limpeza rápido e fácil, de modo a garantir que a sua casa esteja sempre limpa e em ordem?
É fácil: uma lista de limpeza pode auxiliar qualquer um a manter a casa sempre bem arrumada. Veja aqui alguns conselhos para ajudar você organizar a limpeza da sua casa.
Faça um cronograma realista
O problema de cronogramas ambiciosos é que a vida pessoal e os demais compromissos acabam interferindo no seu cumprimento. Por isso, antes de criar um cronograma de limpeza, tente colocar no papel metas realistas e que se adaptem à rotina do seu dia a dia. Planeje os horários de limpeza para os momentos da semana nos quais você tenha algumas horas livres e energia de sobra.
Divida as tarefas do seu cronograma de limpeza entre “trabalhosas” e “rápidas”
Considere a possibilidade de criar duas ou três listas para tarefas com frequência e nível de exigência distintos.
- As tarefas de limpeza trabalhosas, que precisam ser feitas apenas algumas vezes por ano, podem fazer parte de um cronograma distinto – por exemplo, limpar a parte de trás do fogão e as partes de difícil acesso de móveis com gavetas.
- Já as tarefas médias, como aspirar o pó ou desinfetar a geladeira, podem ir para o cronograma semanal de limpeza doméstica.
- E as tarefas mais rápidas, como varrer o piso e limpar as superfícies da cozinha, podem ficar na lista de tarefas diárias.
Planeje seu cronograma de limpeza por área ou por tipo de limpeza
Dependendo do tamanho da sua casa, faça a limpeza em esquema de rodízio. Por exemplo, limpe o primeiro andar em uma semana e o segundo andar na outra. Você pode também limpar a casa por cômodos: em um dia, dedique-se a todos os banheiros da casa. Em outro, passe o aspirador de pó nos tapetes e carpetes e remova o pó das superfícies e das prateleiras. E assim por diante.
Seja realista com a divisão das tarefas domésticas. Ao criar um cronograma de limpeza, procure dividir as atividades de acordo com a rotina do dia a dia. Vale ainda dividir as tarefas entre as mais trabalhosas, e que requerem uma frequência menor, e as mais rápidas, que podem ser executadas diariamente.