Estar em um ambiente adequado e limpo é fundamental para saúde física e mental de todos os colaboradores.
Para isso é necessário o empenho de todos, na conservação e manutenção, bem como uma equipe empenhada, produtos adequados e uma regularidade na limpeza.
Equipe:
Deve ser eficiente e treinada, normalmente a limpeza é feita no mesmo horário em que todos estão trabalhando, a equipe deve ter o famoso “jogo de cintura”, para lidar com outras pessoas circulando e salas que nem sempre podem ser limpas naquele momento.
Rotina:
Cada local, demanda uma limpeza e manutenção específica, porém, a maioria precisa de uma limpeza diária, outros locais podem ser semanais ou até mesmo mensais. Isso de acordo com o porte e quantidade de colaboradores de cada empresa.
Limpeza Diária:
– Banheiros
– Recepção
– Refeitório
– Varrer todas as salas
– Retirar o lixo
– Tirar o pó de mesas e aparelhos
Limpeza Semanal:
A salas devem receber uma limpeza superficial todos os dias, mas semanalmente devem passar por uma limpeza mais efetiva. Bem como:
– Elevadores e escadas
– Prateleiras e estantes
– Corredores
Limpeza Mensal:
– Janelas, vidros, portas e paredes
– Lugares altos ou de pouco acesso
– Depósitos
Outras dicas importantes:
Nunca deixe faltar os materiais necessários, equipamentos profissionais como mop’s e carrinhos, epi’s e produtos apropriados para limpeza.
Incentive todos a colaborar com a limpeza, com hábitos comuns como jogar o lixo na lixeira, não deixar copos e xícaras de café sujas nas mesas ou pia, por exemplo.
Opte por produtos concentrados, eles rendem mais, tem baixo custo e ocupam menor espaço no armazenamento. Quer conhecer produtos concentrados de alto rendimento? Clique aqui e conheça nossas linhas profissionais.
Gostou do post? Como é feita a limpeza em sua empresa? Diz pra gente!