A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Para contribuir com esta finalidade, a AudaxCo, buscou com aprofundamento, conceitos e definições importantes, baseadas nas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS), e apresentamos aqui alguns Cuidados básicos que asseguram sua saúde.
Boa leitura!
A diferença entre assepsia e antissepsia e degermação:
- Assepsia: Consiste em um conjunto de métodos e processos de higienização de determinado ambiente (prevenção), com a finalidade de evitar a contaminação do mesmo por agentes infecciosos e patológicos.
- Antissepsia: Se diferencia principalmente por ser utilizada em locais onde há a presença de microrganismos indesejados (bactérias, vírus e outros agentes patológicos), como microbicidas, que visam eliminar ou diminuir a proliferação das bactérias (ou demais microrganismos indesejados), seja em um organismo vivo ou em um ambiente.
- Degermação: Outro processo de desinfecção conhecido e utilizado de modo mais corriqueiro, que consiste na eliminação de sujidades e impurezas da pele. Lavar as mãos e tomar um banho são exemplos de degermação.
Sabonete Líquido Antisséptico
Os sabonetes antissépticos são produtos utilizados na superfície do corpo que interrompem e impedem o desenvolvimento de bactérias e vírus, a fim de inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas.
Função
Degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfetar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias ou germes e é feita através do uso de substâncias químicas, como microbicidas, por exemplo, que visam eliminar ou diminuir a proliferação das bactérias (ou demais microrganismos indesejados).
All Clean Sabonete Antisséptico com Triclosan
O Triclosan, cujo nome químico é éter tricloro hidroxofenil, é um derivado fenólico, incolor, pouco solúvel em água, mas solúvel em álcool e detergentes aniônicos. A ação antimicrobiana do triclosan ocorre pela difusão na parede bacteriana, inibindo a síntese da membrana citoplasmática, ácido ribonucleico, lipídeos e proteínas, resultando na inibição ou morte bacteriana.
Este antisséptico tem amplo espectro de atividade antimicrobiana, sendo bacteriostático com concentrações inibitórias mínimas (CIM) entre 0,1 a 10 gr/ml, entretanto, as concentrações bactericidas mínimas são de 25-500 gr/ ml por 10 minutos de exposição.
All Clean Sabonete Antisséptico Clorexidina
Para assepsia das mãos, com eficácia contra os microrganismos encontrados na pele e ação residual prolongada. Formulado com o ativo Clorexidina, com ação comprovada frente as bactérias Escherichia (E.Coli), Pseudomonas Aeruginosa, Salmonella Choleraesuis,
Staphylococcus Aereus. Indicado para assepsia das mãos, braços e antebraços. Especialmente desenvolvido para profissionais das
áreas de Saúde e Alimentação. Ideal para ser usado em ambientes como: hospitais, clínicas médicas, odontológicas, estéticas e veterinárias, consultórios e laboratórios, cozinhas industriais e profissionais.
All Clean Gel Higienizador de Mãos
A atividade antimicrobiana em geral dos álcoois se eleva com o aumento da cadeia de carbono, porém a solubilidade em água diminui. A maioria das soluções para a antissepsia de mãos à base de álcool contém etanol (álcool etílico), ou isopropanol (álcool isopropílico) ou n-propanol, ou ainda uma combinação de dois destes produtos como agente ativo aprovado para a higienização das mãos ou para preparo pré cirúrgico de mãos. Os álcoois têm rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável, ou seja, tem sua higienização momentânea para proteger a pele.
Impacto da Higienização das Mãos – O conceito de Eficácia x Adesão.
Exemplificando: se um produto é 100% eficaz, mas somente 20% das pessoas aderem, o impacto é de 20%.
Por outro lado, se o produto tem eficácia de 50%, mas possui melhor aceitação, 50% de adesão por exemplo, o impacto será um pouco melhor, isto é, 25%.
Portanto, caso o profissional de saúde não realize a higienização das mãos por qualquer razão (falta de tempo, indisponibilidade de pia ou produto), o resultado é insuficiente, não importando quão eficaz seja o produto na redução microbiana das mãos contaminadas.
Linha Audax All Clean
Excelência em higienização das mãos
A linha AUDAX All Clean possui um mix de produtos para uma perfeita assepsia e higienização das mãos, garantindo uma pele limpa, hidratada e levemente perfumada.
Indicada para uso em locais como hospitais, clínicas médicas e odontológicas, postos de assistência à saúde, clínicas de estética, indústrias alimentícias, cozinhas industriais e profissionais, restaurantes, cantinas, bares e lanchonetes, escolas e universidades.
A higiene das mãos é fundamental para combater a proliferação de doenças.
Passo a passo para um assepsia correta:
- Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia
- Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos.
- Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
- Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
- Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
- Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
- Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.
- Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular
- Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
- Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira
- Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.
Vale lembrar que a prática e conscientização da correta higienização das mãos não se restringe apenas aos profissionais de saúde, mas também é uma prática importante para a promoção da saúde de toda a comunidade.
Faça sua parte!