Higienização das Mãos – Cuidados básicos que asseguram sua saúde.

08cfb6b8f91fc2c8a05f569ad20ccceb-1280x853.jpg

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Para contribuir com esta finalidade, a AudaxCo, buscou com aprofundamento, conceitos e definições importantes, baseadas nas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS), e apresentamos aqui alguns Cuidados básicos que asseguram sua saúde.

Boa leitura!

A diferença entre assepsia e antissepsia e degermação:

  • Assepsia: Consiste em um conjunto de métodos e processos de higienização de determinado ambiente (prevenção), com a finalidade de evitar a contaminação do mesmo por agentes infecciosos e patológicos.
  • Antissepsia: Se diferencia principalmente por ser utilizada em locais onde há a presença de microrganismos indesejados (bactérias, vírus e outros agentes patológicos), como microbicidas, que visam eliminar ou diminuir a proliferação das bactérias (ou demais microrganismos indesejados), seja em um organismo vivo ou em um ambiente.
  • Degermação: Outro processo de desinfecção conhecido e utilizado de modo mais corriqueiro, que consiste na eliminação de sujidades e impurezas da pele. Lavar as mãos e tomar um banho são exemplos de degermação.

Sabonete Líquido Antisséptico

Os sabonetes antissépticos são produtos utilizados na superfície do corpo que interrompem e impedem o desenvolvimento de bactérias e vírus, a fim de inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas.

Função

Degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfetar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias ou germes e é feita através do uso de substâncias químicas, como microbicidas, por exemplo, que visam eliminar ou diminuir a proliferação das bactérias (ou demais microrganismos indesejados).

All Clean Sabonete Antisséptico com Triclosan

O Triclosan, cujo nome químico é éter tricloro hidroxofenil, é um derivado fenólico, incolor, pouco solúvel em água, mas solúvel em álcool e detergentes aniônicos.  A ação antimicrobiana do triclosan ocorre pela difusão na parede bacteriana, inibindo a síntese da membrana citoplasmática, ácido ribonucleico, lipídeos e proteínas, resultando na inibição ou morte bacteriana.

Este antisséptico tem amplo espectro de atividade antimicrobiana, sendo bacteriostático com concentrações inibitórias mínimas (CIM) entre 0,1 a 10 gr/ml, entretanto, as concentrações bactericidas mínimas são de 25-500 gr/ ml por 10 minutos de exposição.

All Clean Sabonete Antisséptico Clorexidina

Para assepsia das mãos, com eficácia contra os microrganismos encontrados na pele e ação residual prolongada. Formulado com o ativo Clorexidina, com ação comprovada frente as bactérias Escherichia (E.Coli), Pseudomonas Aeruginosa, Salmonella Choleraesuis,
Staphylococcus Aereus. Indicado para assepsia das mãos, braços e antebraços. Especialmente desenvolvido para profissionais das
áreas de Saúde e Alimentação. Ideal para ser usado em ambientes como: hospitais, clínicas médicas, odontológicas, estéticas e veterinárias, consultórios e laboratórios, cozinhas industriais e profissionais.

 

All Clean Gel Higienizador de Mãos   

A atividade antimicrobiana em geral dos álcoois se eleva com o aumento da cadeia de carbono, porém a solubilidade em água diminui. A maioria das soluções para a antissepsia de mãos à base de álcool contém etanol (álcool etílico), ou isopropanol (álcool isopropílico) ou n-propanol, ou ainda uma combinação de dois destes produtos como agente ativo aprovado para a higienização das mãos ou para preparo pré cirúrgico de mãos. Os álcoois têm rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável, ou seja, tem sua higienização momentânea para proteger a pele.

 

Impacto da Higienização das Mãos – O conceito de Eficácia x Adesão.

Exemplificando: se um produto é 100% eficaz, mas somente 20% das pessoas aderem, o impacto é de 20%.

Por outro lado, se o produto tem eficácia de 50%, mas possui melhor aceitação, 50% de adesão por exemplo, o impacto será um pouco melhor, isto é, 25%.

Portanto, caso o profissional de saúde não realize a higienização das mãos por qualquer razão (falta de tempo, indisponibilidade de pia ou produto), o resultado é insuficiente, não importando quão eficaz seja o produto na redução microbiana das mãos contaminadas.

Linha Audax All Clean

Excelência em higienização das mãos

A linha AUDAX All Clean possui um mix de produtos para uma perfeita assepsia e higienização das mãos, garantindo uma pele limpa, hidratada e levemente perfumada.

Indicada para uso em locais como hospitais, clínicas médicas e odontológicas, postos de assistência à saúde, clínicas de estética, indústrias alimentícias, cozinhas industriais e profissionais, restaurantes, cantinas, bares e lanchonetes, escolas e universidades.

A higiene das mãos é fundamental para combater a proliferação de doenças.

Passo a passo para um assepsia correta:

  1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia
  2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos.
  3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
  4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
  5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
  6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
  7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular
  9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira
  11. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Vale lembrar que a prática e conscientização da correta higienização das mãos não se restringe apenas aos profissionais de saúde, mas também é uma prática importante para a promoção da saúde de toda a comunidade.

Faça sua parte! 

Telefones

Matriz: (19) 3515-5000
SP: (11) 3014-0307
RJ: (21) 3512-0715

Filial Recife
(81) 3372-1779
(81) 3372-4034
(81) 3487-0388
(81) 99185-4979
(81) 99257-1848
(81) 99183-0430

Localização

Matriz
Rua José Ferragut, 03 – Capela
Vinhedo – SP – CEP: 13285-742

Filial Recife
Rua da Linha, 3573 – Mirueira
Paulista – PE – CEP: 53405-640

AudaxGo Logística
Rod. Eng Miguel Melhado, 51
KM 78 da Via Anhanguera
Vinhedo – SP – CEP: 13288-003