Como a limpeza correta pode influenciar nas vendas em shoppings
O fim de ano sempre gera crescimento nas vendas, afinal muitos ainda preferem comprar os presentes de natal presencialmente. Isso aumenta bastante o fluxo de pessoas nas lojas e corredores dos shoppings, e garantir o bem-estar e a organização de um local tão frequentado é uma tarefa muito importante.
Por isso, daremos dicas para que os profissionais, juntos aos gestores, otimizem suas rotinas e melhorem seus resultados na limpeza de shoppings. Confira:
ORGANIZAÇÃO:
Esse é um dos passos mais importantes para que a limpeza de shoppings seja eficiente:
Traçar metas e uma rotina de trabalho é fundamental para que todos os ambientes sejam limpos e a equipe seja distribuída por áreas da melhor maneira possível;
Estabelecer roteiro;
Analisar informações como horários de pico do local e setores específicos;
Nos momentos em que o empreendimento está mais cheio, orientar a equipe a dedicar atenção em locais como banheiros, corredores e áreas de alimentação, por exemplo.
“Uma boa planilha de organização, pode ajudar a definir cada ação detalhadamente”.
Áreas com maior nível de exigência na limpeza
Praça de alimentação: Alimentos e sujeira são duas coisas que certamente não combinam. Para manter o ambiente limpo e bem desinfetado, é necessário uma equipe de limpeza proativa, sempre atenta às sujeiras e executando a limpeza frequentemente.
Pontos de atenção:
Mesas
Cadeiras
Bancadas e Pisos
Higienização de mesas e cadeiras
Tipo de limpeza indicada: Higienização imediata, com secagem rápida.
Produto indicado: Facilita Álcool Líquido 70° – Pronto Uso
Com comprovada eficiência contra bactérias como: Staphylococcus aureus, Salmonella e Pseudomonas aeruginosa mais comuns encontradas nas mesas e cadeiras, ele tem ação instantânea na desinfecção, com secagem rápida, liberando para uso em seguida.
Mesas e cadeiras
Limpeza correta das mesas e cadeiras
Higienização profunda
Como fazer: Basta utilizar uma flanela ou pano limpo, pulverizar o produto puro sobre a superfície a ser limpa e em seguida passar a flanela/pano de limpeza para higienizar e retirar o excesso
do produto. Desse modo, o álcool líquido, proporcionará uma desinfecção profunda e altamente eficiente nas superfícies.
Higienização do piso
Tipo de limpeza indicada: Higienização profunda
Produtos indicados: Limpadores neutros
Os limpadores de pH neutros têm a função de manutenção e conservação de pisos, pois não agridem a superfície mantendo o piso limpo e conservado. Também têm a finalidade de neutralizar a ação de produtos alcalinos em processos de tratamento de pisos.
Limpeza correta do piso:
Carrinhos de limpeza com mop aplicador são indispensáveis.
Como fazer: Diluir o produto, colocar no reservatório do mop e passar sobre o piso uniformemente. Em grandes áreas para se ter melhor desempenho, utilizar máquina Lava e seca de pisos, gerando maior otimização na limpeza.
Este procedimento, manterá o piso sempre limpo, sem manchas ou restos de alimentos,
mantendo a limpeza e conforto dos clientes.
Tratamento do piso
Tipo de limpeza indicada: Impermeabilização Para tratamento de pisos, a dica é apostar em produtos com maior percentual de sólidos, para dar maior resistência e brilho no piso Estes produtos são formulados
com polímeros 100% acrílicos e aditivos que não dificultam sua remoção.
Produtos indicados: Linha Glassy e Linha Luzent
Áreas comuns
Corredores e escadarias: estes locais também exigem atenção, são pontos de fluxo intenso de pessoas, pois os visitantes transitam de um corredor para outro, e nesse momento as contaminações e sujeiras também transitam.
E para manter estas superfícies limpas e protegidas, a equipe deve repassar a limpeza a todo momento.
Pontos de atenção:
- Escadas
- Escadas rolantes
- Elevadores
Tipo de limpeza indicada: Manutenção preventiva geral
Produtos indicados para corredores e escadarias: Max Limpador Neutro
Produtos indicados para apoio das mãos nas escadas rolantes:
Concentrax Desinfetante | Max Desinfetante | Butterfly Multiuso | Facilita Saponáceo Cremoso
Como fazer a limpeza correta para escadas rolantes elevadores: O correto é utilizar borrifadores juntamente com flanelas ou panos de limpeza, umedecê-los com Multiuso Butterfly ou Facilita Saponáceo e higienizar os braços da escada – damos o nome de limpeza semi seca.
Para pisos e escadas: Diluir o produto conforme recomendação do rótulo, colocar no reservatório do mop e passar sobre o piso uniformemente.
Em grandes áreas para se ter melhor desempenho, utilizar máquina lava e seca de pisos, gerando maior agilidade e eficácia na limpeza.
Limpeza e desinfecção dos banheiros
Banheiros: Aqui o processo de limpeza deve ser criterioso, pois a passagem de pessoas é intensa e a todo momento, onde a desinfecção deve acontecer em intervalos curtos.
Banheiros impecáveis, livres de germes, mantém clientes e visitantes felizes e saudáveis. As bactérias e fungos se proliferam em locais onde as pessoas tocam, desde a entrada no banheiro, até a limpeza das mãos.
Estes pontos normalmente são:
Limpeza e desinfecção dos banheiros – Pontos contaminantes como dispensers, lixeiras, vasos e mictórios.
LIMPEZA DE ROTINA
É a limpeza diária, que mantém a higienização do banheiro durante o dia. Precisa ser mais rápida, mas sem deixar de ser eficaz. Por isso precisa tocar nos pontos importantes, para evitar desperdício de tempo e produtos.
FREQUÊNCIA: Diariamente, 3 vezes ao dia pelo menos, e de preferência antes e após os horários de maior movimento nos ambientes.
ÁREAS: Focar na limpeza dos seguintes pontos:
- Pontos contaminantes
- Pias e bancadas
- Vasos e mictórios
- Pisos
LIMPEZA PESADA
Esta é a limpeza responsável por eliminar sujidades mais pesadas e em todas as áreas do banheiro. Necessita maior tempo, ação mecânica e produtos específicos.
FREQUÊNCIA: Em média, 1 vez por semana. Conforme o fluxo de pessoas no ambiente, esta limpeza pode ser realizada até 1 x ao dia, ou em áreas de baixo fluxo, a cada 15 dias.
ÁREAS: Atingir todos os pontos do ambiente
- Pontos contaminantes
- Pias e bancadas
- Portas
- Vasos e mictórios
- Pisos
- Paredes
- Dispensers
Limpeza e desinfecção dos banheiros
O mercado oferece diversos limpadores, multiusos e desinfetantes para atender as necessidades de limpeza de ambientes.
Na limpeza de banheiros, como a carga de sujidade orgânica é muito pesada, utilizar apenas desinfetante pode não resultar numa limpeza e desinfecção eficiente.
O ideal é utilizar um produto limpador desinfetante, para limpeza e depois aplicar o desinfetante para eliminar bactérias. Apresentamos a seguir alguns produtos oferecidos pela AudaxCo que são soluções eficientes para seu estabelecimento.
Confira a seguir:
Banheiros – Limpeza de rotina
Limpadores e Detergentes Multiuso
Max Limpador Concentrado:
Multilimpador com pH neutro. Tem alto poder de limpeza para sujidades e manchas em geral.
Max Detergente:
Detergente para superfícies laváveis. Com alta concentração de ativos, garantindo uma limpeza muito eficiente. Com pH neutro, possui forte ação de remoção das sujeiras com gorduras em geral.
Butterfly Limpa Vidros:
Excelente poder desengordurante, limpa e desembaça superfícies vitrificadas. Possui secagem rápida e remove resíduos, fuligem e poeira.
Banheiros – Limpeza pesada
Limpadores e Desinfetantes
Concentrax Oxy Ativo:
Desengordura e higieniza, com a força do Peróxido de Hidrogênio, que clareia e desinfeta na mesma aplicação.
Gold Detergente Clorado:
Com excelente ação bactericida, possui agentes com alto poder de remoção nas sujidades gordurosas e manchas impregnadas.
Concentrax e Max Desinfetante:
Formulados com alto teor de ativo, para desinfecção, limpeza e perfumação dos banheiros e superfícies em geral.
Passo a passo para limpeza e desinfecção dos banheiros
1- Planeje os horários que o setor de limpeza deverá executar o trabalho para evitar ineficiência no processo correto de desinfecção em picos;
2- Sinalize sempre as áreas a serem limpas com placas de cuidado para que não ocorra acidentes;
3- Separe previamente todo o material, produtos e equipamentos necessários que serão utilizados;
4- Separe a limpeza por áreas. Ex.: vidros, espelhos, vasos e mictórios, pontos contaminantes, acessórios, paredes e pisos;
5- Comece limpando sempre das partes mais altas para as mais baixas.
6- Execute a limpeza sempre das áreas mais limpas para as mais sujas.
7- Utilize panos de cores diferentes, uma cor para vasos e mictórios e outra cor para os demais pontos, para evitar a contaminação cruzada. Mops e panos
de limpeza utilizados em banheiros também não devem ser utilizados em outras áreas que não forem banheiros e vestiários.
Se você tem interesse em dividir este conhecimento com sua equipe, convidamos você a baixar este e-book completo, clicando AQUI
Se você tiver interesse em conhecer a linha completa baixe o nosso catálogo digital AQUI