Limpeza hospitalar: entenda os tipos e os materiais adequados para limpeza na área da saúde - AudaxCo

blog-assert-1.jpg

Garantir o bem-estar de pacientes e funcionários é algo essencial em ambientes da área da saúde, o que ressalta a importância da higienização e limpeza hospitalar, pois são esses procedimentos que proporcionam mais segurança e conforto a todos que frequentam esses espaços.

Entenda, a seguir, o que é limpeza hospitalar, os tipos, qual a diferença na higienização de hospitais e descubra quais são os produtos mais indicados para limpeza na área da saúde!

O que é limpeza hospitalar?

A limpeza hospitalar é o processo feito em um ambiente hospitalar com a finalidade de eliminar qualquer tipo de sujeira presente em uma superfície, como eliminação de pó ou qualquer outro resíduo.

No entanto, essa limpeza não modifica as características da superfície, de modo que os micro-organismos, como germes e bactérias que são encontrados comumente em ambientes hospitalares, não são eliminados.

O que é higienização hospitalar?

Para complementar a limpeza descrita acima, existe a higienização hospitalar. Esse processo recorre a substâncias e/ou equipamentos específicos que tenham capacidade de eliminar ou reduzir de forma considerável e satisfatória o nível de micro-organismos presentes nas superfícies.

Quais são os tipos de limpeza hospitalar?

Com relação à limpeza hospitalar, existem 3 tipos: concorrente, terminal e de limpeza imediata. Para entender melhor, acompanhe a seguir:

Concorrente

A limpeza concorrente é mais simples, consistindo na retirada de lixo, roupas usadas e resíduos existentes nos quartos enquanto os pacientes estão presentes. Além disso, também é feita a limpeza de áreas de alto contato, como maçanetas, torneiras, corrimãos e botões de elevador.

Terminal

Já a limpeza terminal é realizada somente depois que o paciente sai do quarto, de modo que ela contempla a limpeza de móveis, superfícies, parede, piso e teto para que um novo paciente possa utilizar o espaço.

Nesse caso, a limpeza pode ocorrer de forma programada quando um paciente frequenta o mesmo quarto por um longo período ou depois da alta.

Além disso, também acontece em outros locais, como em centros cirúrgicos, que é feita, em geral, a cada 7 dias.

Limpeza imediata

A limpeza imediata é feita logo após o acontecimento de eventos que deixam resíduos corporais, como sangue ou secreções. Assim imediatamente o processo de limpeza acontece para limpar o local.

Quais são os materiais utilizados?

Diversos materiais e produtos podem ser utilizados na limpeza e higienização hospitalar, sendo imprescindível que eles sejam profissionais e de qualidade para que o processo seja eficiente.

Entre os materiais mais utilizados, estão panos, esfregões e equipamento para limpar mecanicamente os pisos, sendo necessário o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em todos os casos.

Além disso, alguns dos produtos mais indicados são:

 

  • Assert HC200 Desinfetante Hospitalar: Assert HC200 é um poderoso limpador e desinfetante concentrado, para superfícies e artigos não-críticos, à base de quaternário de amônio de 5ª geração e aditivos especiais, proporciona excelentes resultados no processo de limpeza e higienização. Tem comprovada ação de desinfecção contra às bactérias: Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Pseudomonas aeruginosa.
  • Assert Plus é um poderoso limpador e desinfetante hospitalar concentrado, à base de Quaternário de Amônio de 5ª Geração e Biguanida Polimérica (PHMB), para superfícies fixas e artigos não críticos.  Produto com alto desempenho e muito versátil, sua função é limpar e desinfetar em uma única etapa, com ação comprovada em 10 minutos.
  • Assert Pronto Uso é um poderoso limpador e desinfetante hospitalar concentrado, à base de Quaternário de Amônio de 5ª Geração e Biguanida Polimérica (PHMB), para superfícies fixas e artigos não críticos. Seus ativos possuem alto poder bactericida, com ação rápida comprovada em 1 minuto, proporcionando uma limpeza e desinfecção com grande agilidade para as áreas de maior incidência e risco de contaminação.
  • Assert Perox é um potente limpador e desinfetante hospitalar concentrado, à base de peróxido de hidrogênio, para superfícies fixas e artigos não críticos. A propriedade oxidante aliada ao alto poder de limpeza, é eficiente na desinfecção, alvejamento, higienização e neutralização de odores em uma única operação, inclusive na presença de matéria orgânica. Eficácia comprovada frente às bactérias Staphylococus Aureus, Salmonella Choleraesuis e Pseudomonas Aeruginosa.
  • Assert Clor é um produto concentrado que possui em sua composição agentes detergentes aliados ao hipoclorito de sódio, proporcionando uma limpeza eficiente, desinfecção e alvejamento em uma única aplicação. Indicado para a remoção de sujidades e desinfecção de superfícies laváveis, resistentes à ação do cloro. Com eficácia comprovada contra as bactérias Staphlylococcus aureus, Salmonella choleraesuis, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli.
  • Assert Multiuso é um eficaz limpador hospitalar concentrado, especialmente desenvolvido para higienizar todos os tipos de pisos e superfícies laváveis, sem a necessidade de enxágue. Ideal para a limpeza de paredes, pias, azulejos, balcões, mesas de mármores, granitos e fórmicas, armários de aço, vinílico, ardósias, borracha. A formulação do Assert Multiuso foi desenvolvida para gerar pouca espuma, removendo as sujidades sem a necessidade de enxaguar. Com pH neutro, não agride superfícies e pisos impermeabilizados com acabamento acrílico.
  • Assert Detergente Neutro remove com eficiência as sujeiras de origens lipídicas e proteicas. Ideal para a limpeza do instrumental cirúrgico e dos artigos médicos de forma geral. Fórmula desenvolvida especialmente para o uso em materiais diversos, garantindo praticidade e versatilidade ao produto.
  • Gold Detergente Clorado: criado para clarear e desinfetar superfícies com excelente ação bactericida comprovada contra as bactérias Salmonella, Staphylococcus Aureus e Pseudomonas Aeruginosa;
  • Butterfly Hipoclorito de Sódio: produto com forte ação bactericida e desinfetante, tendo 5% de cloro ativo. Muito indicado para banheiros, vasos sanitários, ralos e muito mais;
  • Linha Glassy: produtos eficientes para a limpeza e tratamento de pisos;
  • All Clean Álcool Gel 70º: produto que elimina 99,99% das bactérias.

Portanto, os produtos destinados à limpeza hospitalar são os mais variados, sendo importante que a escolha seja feita sempre por aqueles fabricados por empresas especializadas e que realizam testes de eficiência.

Conheça a AudaxCo e toda a nossa linha de produtos para limpeza e higienização hospitalar. Navegue em nosso site e confira!

 

Posts Recentes

Telefones

Matriz: (19) 3515-5000
Central de vendas: (19) 3515-5040

SP: (11) 3014-0307
RJ: (21) 3512-0715

Recife
(81) 99185-4979
(81) 3771-4910


Newsletter



    Localização

    Matriz
    Rua José Ferragut, 03 – Capela
    Vinhedo – SP – CEP: 13285-742

    AudaxGo Logística
    Rod. Eng Miguel Melhado, 51
    KM 78 da Via Anhanguera
    Vinhedo – SP – CEP: 13288-003

    Filial Recife
    Av Dr. Rinaldo de Pinho Alves, 1969
    Paratibe. Paulista – PE
    Condomínio JM Empresarial
    CEP 53411-000

    QUERO COMPRAR

      Central de Vendas: (19) 3515-5040
      Já e cliente?




      Mensagem

      X
      QUERO COMPRAR