Entenda a varíola dos macacos
A Monkeypox se tornou recentemente um dos trending topics das notícias e das redes sociais. O ministério da saúde relatou recentemente mais de 4.144 casos de varíola do macaco no Brasil. À medida que a situação da varíola se agrava e os casos continuam a crescer globalmente, a Organização Mundial da Saúde declarou a saúde pública uma emergência de preocupação internacional.
A varíola do macaco, historicamente uma doença rara, é um exemplo de um patógeno viral emergente. Embora não se espalhe tão facilmente quanto alguns outros patógenos virais respiratórios, o súbito aparecimento de varíola em vários países não endêmicos sugere que pode ter havido transmissão não detectada por algum tempo. O contato próximo com um animal infectado, humano ou materiais contaminados com o vírus pode levar à propagação.
A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados, tais como toalhas e roupas de cama.
Embora a maioria dos casos de varíola de macaco sejam leves, a doença e os sintomas podem durar de 2 a 4 semanas e incluem febre, dor de cabeça, linfonodos inchados, dor nas costas, dores musculares e fadiga seguida de erupção cutânea.
Combate a novas ameaças
No caso da varíola e outras ameaças novas e emergentes, o Ministério da saúde vem monitorando e fornecendo recomendações para prevenção e controle de infecções. Práticas familiares ainda são eficazes contra a varíola: isolamento de um indivíduo doente, higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas e máscaras, e realização de limpeza e desinfecção rotineira de superfícies ambientais.
Para apoiar as boas práticas, viemos através deste post abordar e fornecer orientações adicionais de limpeza e desinfecção de patógenos virais emergentes, considerando o uso de alguns produtos químicos como a eficácia de um desinfetante contra a varíola do macaco, sobretudo utilizando-se solução clorada [0,5%] ou outro saneante desinfetante que seja regularizado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Eficácia e qualidade dos produtos AudaxCo
Confira abaixo a lista exclusiva com os produtos indicados para a prevenção do vírus da varíola do macaco:
Assert HC200 é um poderoso limpador e desinfetante concentrado, para superfícies e artigos não-críticos, à base de quaternário de amônio de 5ª geração e aditivos especiais, proporciona excelentes resultados no processo de limpeza e higienização. Tem comprovada ação de desinfecção contra às bactérias: Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Pseudomonas aeruginosa.
Indicado para hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, consultórios, ambulatórios, clínicas veterinárias, supermercados, shoppings, indústrias, hotéis, restaurantes, escolas e condomínios.
Pode ser utilizado em qualquer área e superfície que exija desinfecção e limpeza, tais como: pisos com e sem tratamento, paredes, azulejos, cerâmicas, vidros, banheiros, portas, móveis de aço.
Desenvolvido para desinfecção, limpeza e clareamento das superfícies em ambientes de fluxo alto, médio e baixo. Com excelente ação bactericida, possui agentes de alto poder de remoção nas sujidades gordurosas e manchas impregnadas.
Indicado para desinfetar ralos, lixeiras, vasos sanitários, banheiros, pisos não tratados, mármores, louças, vidros, cerâmicas, azulejos e utensílios de polipropileno. Ideal para cozinhas industriais e hospitais em geral.
Produto com forte ação bactericida e desinfetante, tendo 5% de cloro ativo.
Indicado para desinfetar ralos, lixeiras, vasos sanitários, banheiros, pisos não tratados, mármores, louças, vidros, cerâmicas, azulejos em geral.
Utilizado para limpeza profissional na desinfecção de ambientes como: hospitais, clínicas, farmácias, consultórios e postos de assistência à saúde. Tem comprovada eficiência contra bactérias como: Staphylococcus aureus, Salmonella e Pseudomonas aeruginosa.
Indicado para uso hospitalar: assistência à saúde, limpeza e desinfecção de superfícies, clínicas odontológicas, farmácias, pisos, azulejos, fórmicas e vidros.
Produto que elimina 99,99% das bactérias.
Indicado para assepsia das mãos, é um excelente bactericida. Especialmente recomendado para ambientes como cozinhas industriais, hospitais, comércio, escolas, indústrias alimentícias, clínicas, pet shops e consultórios.
Assepsia e limpeza das mãos para ambientes que exigem higienização eficiente. Possui 0,1% de triclosan em sua formulação, agente antisséptico efetivo contra bactérias e fungos.
Especialmente recomendado para ambientes como cozinhas industriais, restaurantes, hospitais, clínicas, consultórios, comércio, escolas e indústrias alimentícias.
À medida que o mundo continua a mudar e novas ameaças emergem, nossa missão é fornecer os meios para ajudar no combate e na propagação de doenças, em um esforço para manter os ambientes mais seguros e protegidos.
Para obter mais informações e aprender a usar todos os produtos AudaxCo que demonstraram eficácia contra vírus e bactérias, consulte nossa plataforma interativa Cidade AudaxCo e visite o ambiente hospitalar.
Acesse www.audaxco.com
Fonte: Anvisa, 2022. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/.Acesso em 23 set. 2022.