De acordo com a Agência Nacional de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, uma simples caminhada na rua faz com que 96% dos calçados entrem em contato com resíduos químicos como chumbo e mercúrio, além de microrganismos e bactérias resistentes, a ponto de conseguirem nos acompanhar por muitas horas.
Retirar os sapatos do lado de fora das residências, prática habitual de algumas culturas, por exemplo, protege os lares da possível contaminação trazida da rua e, de fato, eles têm toda razão: o hábito, pode reduzir em até 85% a quantidade de poeira, toxinas, sujeiras e microrganismos que pegam “carona” nos calçados.
Tapetes Pedilúvio ou Tapetes Sanitizantes
As epidemias acenderam o alerta: Tapetes Sanitizantes são indicados como uma das principais ferramentas de combate a contaminação microbiológica, carregada pelos nossos calçados para dentro de indústrias, empresas, igrejas, comércios, shoppings, hospitais, condomínios, e todo tipo de áreas de alto tráfego em geral. Também é indicado para residências e demais ambientes onde deseja-se conter a contaminação.
São tapetes emborrachados que retém uma solução desinfetante, potente o suficiente para sanitizar os solados dos calçados, eliminando eventuais vírus, bactérias, microrganismos e outros agentes contaminantes, nocivos à saúde.
Não são quaisquer produtos que podem ser aplicados nos Tapetes Sanitizantes. Produtos com cloro não são recomendados para essa finalidade, como hipoclorito de sódio ou a água sanitária pois são produtos alvejantes e poderão manchar calçados e roupas.
Produtos ideais para os Tapetes Sanitizantes
Assert HC200 – desinfetante concentrado – sem fragrância e sem corantes
Produto concentrado, com ativos especiais com ação bactericida e bacteriostática. Desinfetante muito concentrado, à base de quaternário de amônio de 5ª geração e aditivos especiais, proporciona excelente resultado no processo de desinfecção. Na diluição recomendada para desinfecção, o galão de 5 litros rende até 1.000 litros da solução.
Produto Pronto uso, utilizado para limpeza profissional na desinfecção de ambientes. Deve ser usado puro nos tapetes sanitizantes.
Uso dos tapetes
Os estabelecimentos devem direcionar o fluxo de entrada de forma que todos passem pelo tapete pedilúvio e permaneçam pelo menos cinco segundos sobre ele. Esses locais devem disponibilizar também outro tapete próximo, para que as pessoas sequem o excesso de umidade, além de afixar cartazes instrutivos sobre a forma correta de utilização dos tapetes.
Deve haver um procedimento de monitoramento do preparo da solução e da concentração dos produtos utilizados, esvaziamento e limpeza periódicos. A indicação é que isso seja feito a cada duas ou três horas, dependendo do fluxo de pessoas no local. Quanto maior o fluxo de pessoas, menor será o tempo de troca ou reposição do produto no tapete.
Quais são as medidas que seu estabelecimento está tomando tomando para manter o risco do lado de fora? Conta pra gente!