Você sabia que produtos como água sanitária e detergente podem ser poderosos aliados na luta contra a Dengue? - AudaxCo

Post-Facebook-Linha-Facilita-Aguasanitaria-OK-1080px-2.jpg

A dengue já é uma velha conhecida dos brasileiros, ela costuma ser “mais notada” no verão, época das chuvas, quando se reproduz mais, mas não se engane, ela está à espreita o ano todo e seus ovos podem sobreviver sem água por cerca de um ano.

O acúmulo de entulho, lixo ou mesmo vasos de plantas é muito comum em algumas residências. Afinal, quem não tem no quintal uma plantinha? E nessa plantinha, quase sempre tem um pratinho. Esses objetos acabam se tornando grandes criadouros do mosquito da dengue.

Em época de chuva, até mesmo uma tampinha de garrafa pode ser ambiente propício para que o mosquito de reproduza. Por isso, boas práticas de limpeza são essenciais no combate a dengue.

Como ocorre a transmissão?

O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea da espécie Aedes aegypti, que também transmite o Zika vírus e a Chikungunya, que precisa de água limpa e parada para se reproduzir. A fêmea deposita os ovos nesses locais e, a partir do contato com a água, eles se transformam em larvas; pronto, em alguns dias teremos o mosquito adulto.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal-estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

 

Como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando a água parada e locais que possam servir de criadouros de larvas do mosquito, como, vasos de plantas, pneus, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção, calhas obstruídas, tambores, tampas de garrafas e etc.

Uma outra ação menos conhecida, mas também muito eficaz para eliminar a dengue é a higienização desses objetos, já que os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem se manter nesses recipientes por até 400 dias sem contato com a água. É nesse ponto que a utilizações de produtos de limpeza, como a água sanitária, ajudam no combate à dengue.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), revelou que a água sanitária tem 100% de eficácia para eliminar larvas do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. Para isso, basta diluir 10 ml de água sanitária em um litro de água e passar no chão e em superfícies diariamente.

Neste caso, é necessário que a água sanitária seja a formulação de hipoclorito de sódio 2,5%, como a água sanitária Facilita, ideal para acabar com todas as larvas depositadas em 24 horas, evitando sua propagação.

Como proteger sua casa da dengue?

Em estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), revelou que ao diluir 10 ml de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%), em um litro de água corrente e passar no chão e em superfícies que atraem moscas e mosquitos é possível acabar com todas as larvas depositadas em 24 horas, evitando sua propagação. A limpeza com água sanitária Facilita pode ser utilizada em:

Ralos de pia de cozinha, banheiro, tanque de lavar roupas e lavanderia: Basta diluir uma colher de sopa de água sanitária Facilita por litro de água e despejar nos ralos. O ideal é fazer essa limpeza a noite e deixar o produto agir por mais tempo;

Caixas d’agua: devem ser limpas a cada 6 meses, nesse processo, depois da limpeza e eliminação da sujeira a água sanitária Facilita pode ser adicionada na proporção um litro para cada mil litros de água. Após duas horas e esvazie novamente a caixa, abrindo todas as torneiras, pois assim é possível limpar os canos da casa. Depois de esvaziar toda a caixa, enxágue, encha com água potável e tampe.

Plantas: a água sanitária Facilita também pode ser utilizada para regar as plantas, principalmente aquelas que tendem a acumular água, como as bromélias, para isto utilize a diluição de uma colher de sopa por litro de água, pois nessa quantidade é inofensiva para elas.

Vasos sanitários: Quando não são usados com frequência podem se tornar foco do mosquito Aedes aegypti, neste caso higienize e adicione a água sanitária Audax Facilita para evitar a proliferação, além de manter a tampa sempre bem fechada.

O lava-louças Facilita também pode ser um forte aliado para a prevenção e combate à dengue no ambiente doméstico, já que é muito eficaz na remoção do “lodo” formado em recipientes usados para água. Neste caso podemos utilizá-lo em:

Suportes de garrafão de água mineral: é importante sempre higienizá-los a cada troca de garrafão, lavando com o lava-louças Facilita e água corrente.

Vasilhas de animais domésticos: utilizar o lava-louças Facilita com o auxílio de uma bucha e lave em água corrente pelo menos uma vez por semana.

Dispenser de água da geladeira: é muito comum geladeiras com dispenser externo de água na porta, neste caso sempre é bom higienizá-lo ao menos uma vez por semana com água corrente e lava-louças Facilita.

Por que usar a Água Sanitária Facilita?

Como podemos ver o hipoclorito de sódio, ou água sanitária, muito utilizado na higienização das casas, se mostra muito eficaz na eliminação das larvas do mosquito Aedes aegypt.

O seu uso tem de ser ampliado e amplamente divulgado, principalmente em regiões e comunidades com alta densidade populacional, em que um único mosquito pode fazer várias vítimas.

Procure a Água Sanitária Facilita em um supermercado mais perto de você, e mantenha a sua família em um ambiente mais seguro e protegido.

Acesse https://audaxco.com/portfolio/facilita-agua-sanitaria/

 

Fontes: https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2017/10/agua-sanitaria-e-uma-otima-arma-contra-o-mosquito-aedes-aegypti.html; https://www.vidaeacao.com.br/produtos-quimicos-de-uso-domestico-pode-inibir-larvas-do-aedes-aegypti/; https://www.ssisaude.com.br/Blog/post/aedes-orientacoes-gerais6https://www.saude.ms.gov.br/apesar-de-viver-apenas-45-dias-mosquito-aedes-aegypti-pode-colocar-450-ovos/#:~:text=J%C3%A1%20os%20ovos%20do%20mosquito,ovos%20v%C3%A3o%20eclodir%E2%80%9D%2C%20afirmou; https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/especial-publicitario/fullrepel/maxima-protecao-nao-custa-caro/noticia/2019/09/13/saiba-como-limpar-os-possiveis-locais-de-proliferacao-do-aedes-aegypti.ghtml; https://www.vidaeacao.com.br/produtos-quimicos-de-uso-domestico-pode-inibir-larvas-do-aedes-aegypti/

Telefones

Matriz: (19) 3515-5000
Central de vendas: (19) 3515-5040

SP: (11) 3014-0307
RJ: (21) 3512-0715

Recife
(81) 99185-4979
(81) 3771-4910

Localização

Matriz
Rua José Ferragut, 03 – Capela
Vinhedo – SP – CEP: 13285-742

AudaxGo Logística
Rod. Eng Miguel Melhado, 51
KM 78 da Via Anhanguera
Vinhedo – SP – CEP: 13288-003


Newsletter

    QUERO COMPRAR

      Central de Vendas: (19) 3515-5040


      Mensagem

      X
      QUERO COMPRAR