Manter a higiene pessoal em dia é um caminho essencial para evitar estímulos externos e garantir a saúde de todo o organismo.
A importância da higienização correta das mãos aumenta à medida que a temperatura cai: no inverno a tendência é que ambientes permaneçam fechados, dificultando a circulação do ar e aumentando a proliferação de bactérias. Lavar as mãos da maneira certa é a melhor forma de mantê-las longe das bactérias!
A utilização de sabonetes hidratantes ou neutros evita a ocorrência de dermatites e irritações na pele. O ideal é que, quem possui pele seca ou lava as mãos muitas vezes ao dia, utilize creme hidratante com frequência. A utilização de sabonetes antissépticos é indicada em situações especiais de infecções em locais como: clínicas, hospitais, consultórios, indústrias alimentícias e restaurantes.
A técnica certa de lavagem de mãos inclui etapas como, lavar os punhos e as pontas dos dedos, passos importantes para evitar contaminações ao levar as mãos aos olhos, nariz ou boca. Essa é a forma mais comum se infectar com doenças como gripes, infecções respiratórias e intestinais e Rotavírus. Também é preciso lavar pelo tempo certo: o ideal é demorar em torno de 1 minuto e meio no procedimento.
Aprenda, com o passo a passo abaixo, a maneira correta de fazer essa higienização:
1. Comece a lavagem com movimentos circulares dos dedos de uma mão na palma da outra.
2. Entrelace as duas mãos para higienizar as “costas” delas e, principalmente, a região entre os dedos.
3. Repita o processo de dedos cruzados — agora com as palmas juntas.
4. Para assear as unhas, deixe as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra, juntando-as em sentido oposto.
5. Com a mão ainda em forma de concha, fechada, desenhe círculos na palma.
6. Use água corrente para tirar o sabão (e as bactérias) de sua pele.
7. Se possível, feche a torneira com um papel ou uma toalha para não se sujar de novo.
8. Por fim, seque bem as mãos com uma toalha limpa ou um pedaço de papel.
Álcool em gel
O álcool gel em concentração 70% também pode ser utilizado para higienizar as mãos. Em geral o produto possui a mesma eficácia da lavagem com água e sabão, mas existem exceções: a lavagem não deve ser substituída pelo álcool se as mãos estiverem com sujeira aparente ou em situações de alta contaminação, como após usar o banheiro.
Fonte: Revista Saúde / Brakey
A AudaxCo possui uma linha completa de Higienização das Mãos que garantem a limpeza e assepsia com produtos com alto teor de ativos e fragrâncias diferenciadas, que proporcionando maior poder de higienização. Conheça mais em nosso site.